Il est plus aisé de connaître l’homme en général
que de connaître un homme en particulier.
La Rochefoucauld
A criação de um blog provoca uma série de reflexões. Como inicial, qual o porquê de estar a montar um blog? Após as muitas décadas vividas, motivos não faltam, e que estão a fervilhar no universo das idéias. Sob aspecto outro, inúmeros são os caminhos que podem estar a apontar nas direções do diário expandido, da crônica multidirecionada, da área específica como fulcro, de outras tantas razões circunstanciais. Na essência, a certeza é a de que haverá divulgação maior ou menor para um leitor, tipificado ou não. Pareceria cristalino que parte do meu de profundis estará a ser desvelado e, assim, tantos segredos virão a ser decifrados.
Manter a periodicidade será fruto prazeroso. Após a sedimentação do blog, o hábito e o conseqüente afeto ao mister. O entender a Música como área prioritária despertará a vontade de comentar gravações do passado e do presente, analisar partituras percorridas desde o início do percurso de músico, às inéditas aos meus olhos e dedos, do barroco ao presente. Contudo, não estará inviabilizada a abertura de janela à busca da compreensão do passado aos nossos dias. Janelas interiores e exteriores, amálgama a possibilitar que o olhar voltado ao passado-presente interprete as várias fases percorridas. Livros e gravações, visitados há mais de meio século, têm hoje uma nova categoria de reflexão. Não perderam o encanto, antes, ganharam afeto. Tantos são acarinhados em compartimento insondável de nossa mente! Outros, recentes, hodiernos, só estão a ser dimensionados, mercê da paternidade daqueles. Comentar as causas que motivaram o impacto será uma alegria a mais nessa continuidade do viver.
Outros olhares estarão circulando em volta do cotidiano que causa espanto ou magia. As várias discrepâncias sociais, a violência sem limites, mas ao mesmo tempo o joão-velho, esse pica-pau que insiste em me visitar sistematicamente, pendurando-se num velho jasmin-manga, bem em frente a essa outra janela que protege este teclado que buscará sons e palavras. Das conversas diárias com os amigos, em frente à banca de jornal de outro amigo dos anos 50, poderão ser pinçadas outras idéias que, na realidade, fazem parte de nossas rotinas. Esse maravilhamento, completado com o cotidiano familiar, deverá estar a passear pela tela, em simples conversa. Doravante, você leitor está convidado a realizar essa viagem. Que sejamos cúmplices.
Bem haja.
Reasons for a blog.
Music as a priority.
Present and past readings and recordings as subjects for a blog.
Everyday life and routine in the eyes of the onlooker.