Corridas recentes rememoradas

Parte do treinamento de um corredor
consiste em expandir os limites da sua mente.
Kenny Moore

Não estou a me lembrar da data precisa, mas há muitos anos mencionei num post encontro com amigo que não via desde os anos 1980. Afonso é seu nome. Esse encontro deu-se entre 2008 e 2010, creio. Comunicara ao amigo meu entusiasmo pelo blog e Afonso passou a lê-lo. Não mais o vi, mas por vezes recebia suas mensagens. Após o último blog, Afonso, que mora fora do Brasil, escreveu-me a dizer que não perde o post semanal. Comentou o último, sugerindo-me escrever e postar algumas fotos das corridas. Hesitei em fazê-lo, mas finalmente traçarei algumas linhas sobre provas das quais participei ultimamente, sempre com entusiasmo.

Pressupõe-se que o participante de corridas de rua realize treinos regulares. Como diz meu amigo maratonista, Nicola, se o corpo estiver preparado, a mente levará o corredor a qualquer parte. Há fortes razões para essa assertiva e treino três vezes por semana de 8 a 10km. Certeza de que o objetivo durante a prova será alcançado e que o corpo não claudicará.

Aos companheiros de corridas que conheci nesses quase 10 anos e 155 provas das quais participei, outros foram agregados. Sempre que se dá o encontro, antes e depois das provas, é notória a alegria. Não há competição, por vezes perniciosa maneira de indispor as pessoas, mas sempre, impreterivelmente, o prazer de estar bem cedo a viver o entendimento. Essa disposição é importante, pois há metas individuais amalgamadas ao entusiasmo coletivo pelas passadas e pelo companheirismo que, naturalmente, deságuam na qualidade de vida. Desta, fala-se muito como única razão, mas ela perde o caráter essencial se não houver a precedê-la o viver “aqui e agora”. Bem escreveu minha neta Ana Clara – em Maio me tornará bisavô de Catarina -, quando completei 100 corridas de rua, ao assinalar as etapas até o momento das largadas. Da inscrição à retirada do kit, ao número de peito colocado com os alfinetes, ao chip no tênis e à ida ao local indicado para a corrida, geralmente às 7:00hs. Preparativos que começam ao despertar às 4:30hs, sempre feliz pelo que deverá ocorrer. Por volta das 5:30hs, Batoré e seu irmão Ronaldo já estão em frente à minha casa e de carro ou de ônibus vamos às muitas corridas oferecidas em São Paulo ou em municípios e cidades próximas.

A célebre frase de Guerra Junqueiro que repito sempre em meus textos, “o tempo é insubornável”, foi bem assimilada. Convivo com ela diariamente e entendo como absolutamente natural essa passagem inabalável. Como guardo todas as fotos das corridas e as cronometragens, colando-os em já vários álbuns, percebo que em dez anos os tempos tornaram-se mais preguiçosos e, mesmo sempre a correr, a “máquina” já está mais lenta. Como metáfora, estou a me lembrar de nossa infância-adolescência quando, com meus pais e irmãos, descíamos até Itararé, bem perto da ilha Porchat, onde tínhamos um apartamento. No regresso pela Estrada Velha e, posteriormente, pela via Anchieta, os carros mais velhos subiam sôfregos, mas subiam. Não é assim entre os humanos? Assistir à passagem do tempo é de extraordinária valia. Tempo inexorável, “insubornável”, mas intenso. Hoje, “ao fio dos anos e das horas” – recorrendo a uma obra para piano do grande Lopes-Graça – em algumas corridas chego a ser o mais idoso entre milhares. Contudo, como não admirar meu colega de corridas Antônio Lopes, que já participou de mais de 800 provas de rua e que no primeiro semestre estará a completar 90 anos? Nunca o vi andar, sempre a correr, um motorzinho que respeita seus limites. Exemplo!!! Em várias provas fomos medalhistas nas nossas faixas etárias.

No ano que ora finda participei pela primeira vez de duas corridas na mesma manhã. Inscrito para a Global Energy (10km no campus da USP), recebi telefonema do Consulado Geral de Portugal em São Paulo para participar da Maratona de Revezamento Pão de Açúcar. Aquiesci. Dias após, por impossibilidade por parte de três membros do Consulado, fui consultado no sentido de conseguir mais três corredores para integrarem o octeto. Elson Otake e os meus dois companheiros habituais, Batoré e Ronaldo, estes também participantes da Global Energy, fecharam o octeto. Só pedi para que fôssemos os últimos a correr, pois, após a Global Energy, ainda teria de dirigir até o Parque do Ibirapuera e, a correr, atravessar com meus amigos todo o parque, do monumento dos Bandeirantes até a outra ponta, próxima à IV Centenário, pois lá estava montada a tenda. Desta, tive de correr mais um bom km até a passagem do comprovante de pulso na Av. Moreira Guimarães e que me foi entregue por Elson Otake. De lá, mais 5,2km até nova passagem da braçadeira, desta vez ao Ronaldo. Valeu a experiência. As fotos ilustram momento das duas provas.

Participei de diversas corridas do Circuito da Longevidade Bradesco Saúde em São Paulo e em Campinas. Muito bem organizadas, têm alguns milhares de inscritos. Na prova de Outubro de 2017 ganhei medalha de participação, mochila e dois troféus: da faixa etária e… como o mais idoso.

Um dos percursos mais agradáveis é o oferecido pelo Circuito Ruas e Rios na etapa do Jardim Botânico. Nos caminhos de terra batida e asfalto percorremos trechos no Jardim Botânico e, noutros, no Jardim Zoológico. A visualização de aves exóticas nos lagos, elefantes, tigres, girafas e tantos outros animais dá a essa corrida uma menção diferenciada.

Nem todas as empresas que promovem corridas têm organização digna de registro. Mencionaria as principais Corridas basicamente impecáveis: Juventus, promovida pelo simpático clube da Moóca; Esporte Clube Pinheiros; Trigo é Saúde; Shopping União em Osasco; Circuito da Longevidade Bradesco Saúde; Bombeiros no Ipiranga; Centro Histórico; Circuito Ruas e Rios; Monte Líbano. Também vale registrar o calendário, seletivo em número de participantes, organizado por equipes como a Corre Brasil (participo assiduamente de seus treinos), Neuri Dantas e Trilopez.

As várias etapas do Circuito Athenas pela marginal do Rio Pinheiros têm interesse. Contudo, é um absurdo o preço cobrado no estacionamento, onde todas as tendas estão montadas. Prefiro chegar de ônibus. Lamentável verificar que uma das empresas renomadas de São Paulo “burla” o estatuto dos idosos, que as obriga a conceder 50% de desconto para esses corredores, estabelecendo um cálculo diferenciado para que tal redução ocorra de maneira parcial. Enfim, há sempre aqueles que buscam o lucro maior, endemia brasileira.

Espero que Afonso encontre tempo além fronteiras para praticar corridas. Trata-se realmente de uma atividade sob todos os aspectos salutar, agradável e que exige disciplina e vontade, fatores que nos conduzem à tão decantada qualidade de vida.

At a friend’s suggestion, I resume the subject of running, mentioning the benefits for body and mind; the pleasure of interacting with other runners; listing my favorite races among the many of the race calendar; accepting the fact that I’m getting older (my body doesn’t work as well as it used to when I began running almost ten years ago); stressing that even amateur runners need discipline and will power, but the final outcome increased feeling of well-being is worth the effort.