O piano oswaldiano como confidente

Está em nossas mãos apagar
inteiramente da nossa memória
os infortúnios e evocar as recordações agradáveis.

Cícero

O blog anterior despertou uma série de questionamentos sobre o mal-entendido em torno de manuscrito do Concerto para piano e orquestra op. 10 de Henrique Oswald, sanado através de esclarecimentos pertinentes, mas também sobre o manuscrito autógrafo em minhas mãos, sua origem, trajetória e importância do piano na obra de Oswald. Emocionou-me o fato que, de maneira unânime, os leitores mostraram-se cônscios do equívoco e solidarizaram-se com minhas considerações. Ficou transparente para muitos que a carta aberta do pianista Nahim Marun e meu direito de resposta, publicados na Revista CONCERTO, isentam o pianista da frase lamentável a ele atribuída. Louvaram os leitores as ilustrações comprobatórias de um manuscrito por três vezes autografado e sem quaisquer rasuras em suas 119 páginas. Entendendo o assunto encerrado e acreditando ter havido um engano por parte da colunista da Revista Concerto, sem outra intenção, buscarei escrever sobre alguns outros aspectos relacionados a Henrique Oswald e meu envolvimento com suas composições, não sem antes historiar minha ligação com a neta do compositor, a saudosa Maria Isabel Oswald Monteiro, que me abriu horizontes infindáveis a partir de 1978, início de meus aprofundamentos na vida e na obra de seu ilustre avô. Aliás, leitores pediram-me que o fizesse.

Foram vários os posts sobre o compositor desde o início do blog em Março de 2007, inclusive a respeito de sua neta, quando de seu falecimento. Diria, tema recorrente. Para um intérprete que se considera low profile, tendo a liberdade, desde o início da década de 1970, de escolher parte substancial do repertório de alto nível que, por motivos precisos, está distante das salas de concerto, há razões para ter eleito Henrique Oswald entre os compositores que frequento. Estamos diante de nosso mais representativo compositor do período e que dialogava musicalmente à altura com importantes mestres europeus.

Basicamente desconhecido, “forçosamente” restrito a duas ou três pequenas criações para piano, exaustivamente indicadas nos conservatórios – Il Neige! e duas das peças op.14, Barcarola e Tarantela -, Henrique Oswald era realmente aquele grande músico a ser redescoberto. Não por outro motivo, observei no post anterior o “apoio incondicional da família do compositor durante décadas” (desde 1978), mormente na figura de Maria Isabel, que mantinha manuscritos, obras editadas e os preciosos diários, estímulo esse que resultou no “projeto” que se figurou como determinante para o lento aprofundamento na obra do compositor. Louve-se o trabalho de figuras como as pianistas Honorina Silva e Leonor Macedo Costa, infatigáveis divulgadoras de sua criação, principalmente nos meados do século XX, mas cuja atuação restringia-se mais à cidade do Rio de Janeiro.

Mercê do estímulo firme e sereno do ilustre compositor Edino Krieger, então Presidente da FUNARTE, durante uns bons anos viajei mensalmente ao Rio de Janeiro para estudar a criação oswaldiana. Ficava invariavelmente hospedado no apartamento de Maria Isabel, a desfrutar da extrema acolhida da neta e de seu marido, Dr. Mário Monteiro, respeitado médico da cidade. Durante dois dias, Maria Isabel e eu trabalhávamos umas 10 horas, abrindo arquivos musicais, tentando por vezes decifrar a cronologia de determinadas obras. Maria Isabel reservava algumas horas para a leitura dos vários diários escritos pela mãe do compositor, inicialmente, e posteriormente por Laudomia Oswald, esposa devotada do músico. A dedicação ao avô não desviou Maria Isabel do aprofundamento simultâneo – trabalho hercúleo – para a preservação da obra de seu pai, o notável Carlos Oswald, pioneiro da gravura em metal no Brasil e autor dos desenhos preliminares do Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Nesse período, frequentei também o Arquivo Nacional, a Biblioteca Nacional e a Escola de Música da UFRJ, a fim de estudar e fotocopiar composições de Oswald lá depositadas. Edino Krieger, preocupado com a preservação sonora desse repertório, convidou-me para a gravação de três CDs, sob a égide da FUNARTE. O violoncelista Antônio Lauro del Claro e eu gravamos a integral para cello e piano (1983) e o álbum duplo de LPs continha ainda obras para piano solo. Posteriormente, Del Claro, Elisa Fukuda (violino) e eu gravamos o Trio op. 9, sendo que o LP também continha a belíssima Sonata para violino e piano op. 36 (1988). A sequência dos aprofundamentos o leitor as têm no final do post anterior.

O grande pianista Arnaldo Estrela (1908-1980) considerava Henrique Oswald o nosso mais importante compositor de música de câmara. O compositor dedicar-se-ia ao gênero com regularidade durante parte essencial de sua vida criativa, geralmente a ter o piano como eixo paradigmático. Entenda-se que a intimidade com o instrumento tem origem na tenra infância, e apresentações suas como pianista estão documentadas desde os primeiros anos até a terceira idade. Obras de câmara com piano foram compostas em várias configurações e o instrumento de teclado é quase sempre predominante. Paradoxalmente, ao escrever cerca de duzentas composições para piano solo, raramente penetra no “virtuosismo” pianístico encontrável tantas vezes no piano camerístico.

Ao compor em 1890 seu único Concerto para piano, fá-lo-ia a privilegiar a orquestra como acompanhamento, prática utilizada desde o século XVIII por tantos compositores. Todavia, ao realizar a redução do acompanhamento de orquestra para quinteto de cordas, houve a nítida intenção de apresentá-lo em cidades italianas onde não houvesse orquestra, fato comprovado através da primeira audição, realizada em Firenze em 1894, na configuração piano e conjunto de câmara. Tendo poucas vezes penetrado no universo orquestral, acredito que o Concerto op. 10 flui com maior naturalidade através da versão camerística, fato que me levou a gravar na Bélgica e interpretar em cidades belgas e em São Paulo essa segunda escolha de Henrique Oswald. No caso específico do Concerto op. 10 de Henrique Oswald, seria possível divagar sobre datas relativamente próximas entre a criação do Quinteto com piano op. 18 e a versão do Concerto op. 10. A presença da Cadenza no Concerto, se de um lado explica a visão piano-orquestra, não exclui contudo a “filiação” enraizada de Oswald no que se refere à música de câmara ao realizar a redução da orquestra para quinteto de cordas.

Henrique Oswald permanece como um dos compositores que me encantam. Elegi alguns e a eles tenho me dedicado ao longo das décadas. Grande parte dessas obras maiúsculas não é apresentada minimamente em nossas salas de concerto. Incontáveis vezes externei minha posição a respeito dessa lamentável situação, basicamente incontornável. Certamente, ao longo, voltarei a fazê-lo. Apraz-me saber que ultimamente intérpretes e estudiosos têm dedicado atenção especial ao nosso grande compositor romântico. Esperanças…

Resuming the subject of last week’s post, I address other aspects of my decades-long research into Henrique Oswald’s life and legacy, my relationship with his granddaughter, Maria Isabel Oswald Monteiro, and my commitment to promoting his works both in Brazil and overseas.