Em Torno de Henrique Oswald

O que quero de todos os portugueses é o seguinte:
sejam curiosos; e que a organização em sociedade
possa ser de tal maneira
que eles possam satisfazer essa curiosidade completamente.
Agostinho da Silva (Entrevista)

Aterrissar no aeroporto da Portela, em Lisboa, já faz parte de meu respirar musical em terras portuguesas, berço de meu saudoso pai. A chegada, dias antes do concerto marcado para sábado, 28 de Setembro, marca a segunda récita inteiramente dedicada ao compositor romântico brasileiro Henrique Oswald, num longo espaço de 31 anos, pois o recital que ofereci no Grêmio Literário de Lisboa data de 28 de Fevereiro de 1982.

Quando Edward Luiz Ayres d’Abreu, diretor da revista quadrimestral portuguesa Glosas — que, pela qualidade e abrangência do universo lusófono, não encontra minimamente paralelo no Brasil — pensou na apresentação de obras de câmara de Oswald para o lançamento de Glosas (nº9), que homenageia em seu núcleo principal o notável compositor brasileiro, várias opções se nos apresentaram. Optamos pela apresentação bem diferenciada, a privilegiar vários períodos criativos do compositor e, igualmente, a restringir o número de instrumentistas, a fim de récitas em outras cidades após o dia 28. A integral para violoncelo e piano foi a escolhida por evidenciar transformações que se processaram na escrita oswaldiana ao longo da profícua existência. A qualidade excelsa das obras e a generosidade das linhas melódicas que encantam o ouvinte, apesar de desconhecidas para o público português, são parte da garantia de recepção à altura. O Poemetto Lirico Ofelia para mezzo-soprano e piano, assim como três peças emblemáticas para piano solo – Il Neige!, Estudo (1897) e a comunicativa Valse-Caprice op. 11 nº 1 – completam o programa.

Ensaiar com o jovem e talentoso violoncelista Nuno Cardoso (vide suas gravações no YouTube) e também com a jovem e promissora mezzo-soprano Rita Morão Tavares tem sido motivo de entendimento e de grande alegrria.O Poemetto Lirico Ofelia, sob poesias de Solone Monti, é de raríssima feitura. Estar familiarizado desde 1978 com a obra de Henrique Oswald, que resultou em cinco LPs e três CDs (estes gravados na Bélgica), apenas reencanta o velho pianista.

A entrevista na RTP para o programa Antena 2 (ao vivo, dia 25, às 9 horas) teve Glosas como centro e Henrique Oswald como agradável surpresa para o ouvinte português. O competente Paulo Guerra conduziu o programa com rara descontração. Tive a oportunidade de discorrer sobre o autor, ilustrar o programa com algumas obras dos três CDs que gravei na Bélgica e enfatizar o diálogo rigorosamente à altura que Oswald manteve com o que de mais precioso se fazia na Europa em termos dessa continuação romântica que permanecia frequentada por tantos autores de grande mérito. Ouvintes de outras cidades portuguesas me ligaram, elogiando a criação oswaldiana. Todas as mensagens telefônicas ou por e-mail enfatizaram a filiação francesa oswaldiana com o que de melhor foi produzido em França no período.

Ter participado de painel sobre “Música Portuguesa: Promoção e Divulgação” durante a 3ª edição do Festival de Jovens Músicos (dia 27, Centro Cultural de Belém) reforçou a necessidade imperiosa de a composição portuguesa percorrer terras e mares além-fronteiras. À mesa de debates, moderado pela competente jornalista Manuela Paraíso, estiveram o compositor António Pinho Vargas, Teresa Cascudo e Tozé Brito (Administrador da Sociedade Portuguesa de Autores).

No próximo post focalizarei o concerto de 28 de Setembro, a master class que será realizada no dia 30 na Academia de Amadores de Música, templo musical do grande compositor Fernando Lopes-Graça e local que me é tão caro, e a apresentação do dia 1º de Outubro em Évora (Eborae Musica), na Igreja do Convento Nª Senhora dos Remédios, espaço no qual tenho me apresentado anualmente em recitais promovidos pelo Eborae Musica, dirigido pela sempre atenta Profª Helena Zuber e pelo Centro Ward de Lisboa, sob direção da dedicada gregorianista Idalete Giga.

On my trip to Lisbon to the launch of issue nº 9 of the classical music magazine “Glosas” on 28 September, followed by a concert entirely devoted to Henrique Oswald’s work (together with the mezzo-soprano Rita Morão Tavares and the cellist Nuno Cardoso).