Gilberto Mendes e o multidirecionamento cultural
O mar é para mim como o Céu para um crente.
Vicente de Carvalho (1866-1924)
Comparecemos, Regina e eu, à palestra do poeta, escritor e crítico literário Flávio Viegas Amoreira, que abordou “a ligação das vanguardas musicais com seus correspondentes literários, especialmente os poéticos, e os diálogos e parcerias de Gilberto Mendes com os poetas concretistas”. O evento se deu em São Paulo, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida, no último dia 15. Após a palestra foi lançada a nova edição de “Gilberto Mendes – Notas Biográficas” (vide blog: “Gilberto Mendes em duas publicações reveladoras”. 10/04/2021). Tenho no livro pequena colaboração, a abordar as 30 peças para piano que me foram dedicadas por Gilberto Mendes ao longo das décadas.
Flávio Amoreira é possuidor de uma cultura invejável e de uma pena que alia a criatividade ao texto castiço. Sua coluna em “A Tribuna” de Santos bem atesta essas virtudes inalienáveis.
Flávio desenvolveu sua palestra a percorrer as captações de Gilberto Mendes (1922-2016), jamais preso a uma estética definida, mas sabendo sempre extrair essencialidades de determinadas tendências musicais hodiernas, assim a agir também em relação à poesia, tantas foram as correntes de poetas anteriores a ele e outros, seus contemporâneos. Ao ler uma série de poemas de vários autores, Flávio Amoreira substanciou a pluralidade gilbertiana voltada à escolha do poema que melhor se adequasse a ideia da obra musical a nascer. Outras vezes o poema levava-o a buscar a inspiração das musas e o amálgama se dava. Importa considerar que Gilberto Mendes, tendo professado inúmeras tendências, não perdeu a noção das estruturas embasadas pela tradição: “Melodia é fundamental, que me perdoem os compositores que não conseguem compor uma melodia”.
O palestrante enfatizou algo fulcral na existência do homenageado, traduzido em várias obras tendo o mar como inspiração: sua Santos, o porto seguro a abrigar aspirações musicais e anseios de vida.
A certa altura da palestra, chamou-me a atenção a explanação de Flávio Amoreira sobre o pensamento de Gilberto a respeito das músicas erudita e popular, tendo inclusive, a corroborar a sua fala, lido alguns segmentos de “Viver sua Música – com Stravinsky aos meus ouvidos rumo à Av. Nevskiy” (vide blog com o mesmo título, 04/04/2009). Creio de interesse apresentar a posição segura do compositor, a “profetizar” situação que só se deteriora com o correr dos anos. Escrevia Gilberto Mendes: “E ela (música) é a única arte que tem duas categorias, a popular e a erudita. Não existe pintura popular e pintura erudita, literatura popular e literatura erudita, conforme existe na música. A existência de uma categoria de popular para a música mostra como, em toda a sua extensão, em seu todo, ela é acessível a qualquer tipo de público. A própria música popular por vezes tem aspectos eruditos. E vice-versa. Mas, paradoxalmente, a música erudita não tem nada a ver com a popular. É totalmente outro mundo, apesar de seu alcance também popular. São mundos longe de ser a mesma coisa, como pretendem os intelectuais populistas da mídia. O mundo da alta cultura inclui a cultura popular na criação de uma obra aberta, do signo novo; enquanto que o mundo da cultura popular não inclui a alta cultura, pode somente sofrer a sua influência, mas a exclui, por ser um mundo limitado pela sua obrigação de ir ao encontro do que a audiência espera. Canções de Schubert, Fauré, jamais serão ouvidas num show de música popular. Arranjos eruditos de Jobim, Chico Buarque, Paul Mc Cartney têm figurado com frequência nos concertos eruditos, sobretudo dos corais”.
Quatorze anos se passaram da publicação de “Viver sua Música”. Mercê do crescimento vertiginoso das redes sociais, acentuadamente o nivelamento entre o erudito e o popular se pulverizou, a tornar realidade inconteste a afirmação de Mario Vargas Llhosa, que já apontava em “La Civilización del espetáculo” dois aspectos essenciais: a queda vertiginosa da cultura erudita e o fato de que, sem os holofotes e a mídia, os que prosseguem criando eruditamente não existem. Os sites mais frequentados nada dedicam às manifestações eruditas, mas propagam diariamente, na área do entretenimento e dos costumes, um besteirol interminável. Impossível ao jovem em formação ficar alheio a essa abominável divulgação.
Um aspecto se me afigura irreversível. Tanto a música erudita como a literatura referencial estão em xeque. Temporadas de música de concerto pelo mundo prosseguem suas programações, mas a expansão do público no Ocidente sequer progride aritmeticamente, enquanto que a ascensão das inúmeras variantes de uma música costumeiramente entendida como popular acontece geometricamente. Mencionei semanas atrás que em Paris houve uma passeata em favor da música erudita! Tendo estudado na capital francesa durante alguns anos, entre as décadas de 1950-60, período em que a música erudita, também denominada clássica, era apresentada diariamente em teatros e salas menores, essa notícia surge como uma triste constatação da decadência cultural. Patrocinadores, empresários e o consórcio mediático entenderam o veio da mina. Gerações são abduzidas pela massacrante divulgação de espetáculos ruidosos que são apresentados nos chamados Allianz, anteriormente estádios só para eventos futebolísticos e, por vezes, de atletismo, hoje transformados também em arenas cuja programação tem por vezes ingressos vendidos meses antes das apresentações.
Figuras “idolatradas” se apresentam. A “música”, quando não metaleira, estonteantemente ensurdecedora, leva multidão de jovens aos espetáculos e ao delírio, “renovando-se” sempre mais agressivamente através de outros processos que envolvem iluminação, gestuais histriônicos, trajes por vezes sumaríssimos que, na realidade, encobrem uma pobreza musical sem limites. Se numa arena lotada os alto-falantes transmitirem uma pergunta simples, “quem já ouviu falar em Bach, Mozart, Beethoven, Schumann”, não será improvável que apenas umas pouquíssimas vozes se pronunciem a dizer sim, vozes essas que não provocarão qualquer eco.
Um outro aspecto é também insofismável. Largamente majoritária, a criação da música popular se extingue pouco após a diminuição fatal da frequência, renascendo através de novos sucessos, que igualmente serão meteóricos e efêmeros. Uma ou outra canção ou hit de grande alcance seguirá durante curto período, estiolando-se a seguir.
Gilberto Mendes tem toda razão. Acrescentaria que, à maneira de um país derrotado em guerra que tem que fazer concessões, a música erudita namora por vezes com a música popular, convidando os músicos que a cultuam, mesclando programas. A exemplificação da derrota vem do oposto. Nas apresentações das tantas variações da música popular, não há o mínimo espaço para a música erudita. O excelente pianista e regente Ricardo Castro, idealizador e diretor do projeto Neojiba, que visa à inclusão social através da música, teceu comentários sobre a presença da música popular em programa da Orquestra Sinfônica da Bahia, denominado “Osbrega”, ou seja, OSBA com brega! Em post no Facebook, escreveu: “quando uma orquestra sinfônica estadual, depois de conquistar milhões inéditos para seu orçamento e poder contratar músicos excelentes, escolhe esse ‘título’ para promover um concerto [...] estamos certamente entrando em um círculo do inferno nunca Dantes visto neste país”. No mesmo aplicativo, reforçaria: “no caso em questão, a orquestra é pública e os músicos são renumerados pelos impostos dos mais pobres (rico não paga imposto no Brasil). E em um estado pobre como a Bahia, uma orquestra desse porte só se justifica porque existe um repertório que ninguém mais pode defender, proteger, divulgar e que é patrimônio da humanidade”. O maestro Carlos Prazeres, da OSBA, rebateria com os termos: “Não temos preconceito elitista. Pegar uma ‘elite’ que detém o poder do conhecimento e da cultura faz ela ficar para sempre como elite e o pobre, sempre pobre. A elite precisa se abaixar um pouco para conversar com os outros”. Reescrevo as palavras de Gilberto Mendes, que sintetizam o debate: “… a música erudita não tem nada a ver com a popular. É totalmente outro mundo, apesar de seu alcance também popular. São mundos longe de ser a mesma coisa, como pretendem os intelectuais populistas da mídia”.
Ao comunicar ao Flávio Amoreira que o post da semana seria dedicado à substancial palestra por ele proferida, enviou-me posicionamento que se coaduna com as postura de Gilberto Mendes e Ricardo Castro. Salienta: “chega a ser cruel aviltamento cultural de mídias que deveriam ter função precípua de inserir, pela Arte, gerações de jovens sem acesso às grandes expressões na literatura, música, artes plásticas….a literatura nivelada pela lei do menor esforço, as artes plásticas submetidas ao depauperamento visual e às imersões que espetacularizaram o deleite interpretativo e, na música, a `tiktokização´ bestializante de Anitas e `sofrências´ estético-comportamentais…. tudo que remeta a erudito e elaborado soa elitista, quando deveria ser motivo de integração iluminada…. nem Umberto Eco imaginaria tal degradação…´´
Constata-se que o efêmero de quase toda música de alto consumo é o reflexo de sua “qualidade” questionável. Patrocinadores, empresários ávidos pelo lucro conhecem o caminho da “renovação”, sempre mais apelativa quanto à queda qualitativa. É o novo hit musical que será promovido e assim sucessivamente. Cantores populares que cultuam repertório romântico ainda conseguem, durante toda a existência, repetir os sucessos de antanho.
Sob outra égide, como não se encantar com a música de raiz perpetrada pelos povos do planeta. Dessa fonte, inúmeros compositores que permanecem na História buscaram elementos inspiradores. Entre eles, o notável compositor português Fernando Lopes-Graça (1906-1994), criador de uma coletânea mágica, “Viagens na Minha Terra”, em que temas e atmosfera das raízes lusitanas foram fonte de inspiração para substanciar o título similar do não menos notável escritor Almeida Garrett (1799-1854). O leitor poderá ter acesso à minha gravação através do Youtube.
Divulgado pelo Instituto de Piano Brasileiro, clique para ouvir, de Paulo Costa Lima, “Imikayá”, na interpretação de J.E.M. Costa Lima, magistralmente, desenvolve a criação inspirado em tema de raiz da Bahia:
https://www.youtube.com/watch?v=qZqE63BeleQ
Fica neste espaço, a minha admiração pela atuação permanente de Flávio Viegas Amoreira que tem batalhado tenazmente pela cultura erudita, não apenas em seus artigos publicados habitualmente em “A Tribuna de Santos”, como também em seus cursos sobre literatura.
Acredito que não se pode esmorecer. Apesar da queda acentuada da cultura erudita, haverá sempre aqueles que a perpetuarão. Música, literatura e artes consagradas através dos séculos tendem a permanecer, apesar das pressões de tantos interesses contrários.
The precious lecture given by the writer, poet and literary critic Flávio Viegas Amoreira on the remarkable composer Gilberto Mendes is the subject of this blog.
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