Workshop na Sociedade Brasileira de Eubiose e ecos do blog anterior sobre voos
Há almas que amam os sons.
Franz Liszt
Há tempos pensei apresentar, em três palestras, minhas considerações sobre a experiência acumulada durante 22 anos a gravar na Bulgária, Portugal e sobretudo na Bélgica, resultando em 23 CDs até o presente. Essa ideia ganhou corpo a partir da constatação de que cada gravação propicia uma experiência inédita, mas uma única certeza, a de que, naquele período estreito de dois ou três dias, o hic et nunc aconteça com todas as situações favoráveis.
Bem antes da primeira gravação na Europa foram cinco LPs gravados no Brasil, o primeiro em 1979, num período em que rolos de fita registravam o que era interpretado e, para a edição, o técnico usava uma lâmina de barbear!!! Neste LP havia obras de Claude Debussy, Henrique Oswald e de Tsuna Iwami, estas últimas podendo ser acessadas através do Youtube. Três outros LPs tiveram o selo FUNARTE e foram registrados num período “heroico”, assim diria, pois o ilustre presidente da instituição, o compositor Edino Krieger, estava repertoriando a produção nacional. Num álbum duplo (1983), gravamos a integral para violoncelo e piano de Henrique Oswald (o ótimo Antônio Del Claro ao cello) e, em um segundo LP, registrei obras para piano solo do compositor romântico brasileiro. No ano seguinte, para o selo BASF, gravamos o Quinteto para quarteto de cordas e piano op. 18 de Henrique Oswald (1984). Tive a colaboração de experientes músicos residentes em São Paulo. Novamente pelo selo FUNARTE (1988), contei com a colaboração de Antônio Lauro Del Claro e da virtuose Elisa Fukuda para a gravação do Trio op. 9 e da Sonata para violino e piano de Oswald. Quando menciono “heroicos tempos”, considero o esforço depreendido para que gravações fossem realizadas, quando não faltavam determinadas variantes como precariedade dos ambientes de gravação e até improvisações que surgiam no decorrer das tomadas de som. Essas gravações tiveram importância para a cultura musical brasileira, mas não podiam ser referenciais, se comparadas com as realizadas na Europa, pela própria defasagem técnica como um todo.
O acaso levou ao convite para que gravasse na Bélgica. Músicos belgas em tournée pelo Brasil visitaram a loja da FUNARTE no Rio e adquiriram os três LPs mencionados. Ficaram impressionados com a qualidade de Henrique Oswald e meses após recebia convite para gravar em Bruxelas a integral para violino e piano com o excelente Paul Klinck ao violino. Cheguei numa sexta-feira a Gent, na Bélgica, vindo do Brasil, e à noite ensaiamos pela primeira vez. Jamais o vira antes. Estou a me lembrar de que, cinco minutos após o início do ensaio, intrigou-me sua presença, de costas a uns passos do piano, portanto sem me olhar. Perguntei-lhe, após uma pausa, qual a razão de assim agir e a resposta foi incisiva. Sinto que não há nenhuma necessidade, pois nos entendemos musicalmente muito bem. E selou-se uma amizade que perdura. No dia seguinte Paul se casava, mas das 20 às 24 horas novamente repassamos o programa pormenorizadamente. Dois dias após realizamos a gravação no Estúdio da Radio Belga em Bruxelas, entre os dias 17 e 18 de 1995.
Novamente o acaso foi responsável por ter iniciado a série de gravações na Bélgica, após ter gravado quatro CDs em Sófia, na Bulgária. O lançamento do CD com a integral das obras de Henrique Oswald para violino e piano deu-se num concerto memorável no Musiekconservatorium de Gent completamente lotado, aos 18 de Novembro de 1995. Fui o pianista do Quarteto para piano e cordas op. 26, da Sonata para violino e piano op 36, da Sonata-Fantasia op. 44 para piano e violoncelo, do Poemetto Lirico Ofelia para soprano e piano e de algumas peças para piano solo, assim como ouvinte da extraordinária Missa a Capella cantada pelo Coral Novecanto. Após o Concerto de mais de duas horas dedicado a Henrique Oswald, fui dormir com a adrenalina altíssima, pois pensava que aquela noite única se esvaíra e que o retorno no dia seguinte a São Paulo era certeza implacável. Horas depois, colocava minha mala no porta malas de um táxi que me levaria à estação de Sint Peters, em Gent, quando ao lado para um carro e de lá sai um enorme cidadão flamengo. Era André Posman, diretor do selo De Rode Pomp. Disse-me: “Professor, estive ontem e ouvi obras magníficas. O que o senhor vai fazer?” Respondi-lhe do meu regresso. Como chego muito antecipadamente aos aeroportos, mostrei-lhe o bilhete. Retirou minha mala do porta malas do táxi, levou-me à sede da Rode Pomp e, após, ao aeroporto. Vinte segundos mais e nada teria acontecido!!! São 23 anos de uma amizade que perdura e que resultou em inúmeros CDs gravados e bem mais de uma dezena de recitais na Associação por ele presidida.
No próximo blog comentarei sobre o processo de gravação em condições excepcionais, que resultou em 23 CDs gravados na Bulgária, Portugal e, majoritariamente, na Bélgica, levando-me a propor essas três palestras que serão apresentadas na Sociedade Brasileira de Eubiose nos próximos dias 6, 8 e 13 de Março, das 17:00 às 18:30. Abordarei a preparação de repertório, a escolha do local ideal para a gravação, a qualidade do piano e a extrema competência do engenheiro de som. Serão abordados igualmente fatores extramusicais de relevante importância para que, naqueles dias precisos, todas as circunstâncias estejam rigorosamente propícias. Gravações realizadas durante mais de duas décadas serão apresentadas.
A seguir comento os Ecos do blog anterior:
Quem tem a faca e o queijo, corta onde quer.
Adágio Popular Alentejano
Como houve Ecos de “Voos que deixaram Saudades”, entendo que seria oportuno colocar algumas posições de interesse que ampliam o conteúdo de meu blog, pois todos expressos por viajantes que habitualmente atravessam oceanos ou se deslocam nesta vasta América.
O professor titular da USP Gildo Magalhães considera: “… estocada certeira! Deveria ser impresso para ficar como leitura nas salas de espera dos aeroportos…. Curioso que, enquanto escrevo, passa em movimento na tela uma tira anunciando as maravilhas da Air France…”
Eudóxia de Barros, consagrada pianista, escreve: “… de pleno acordo, e sem falar da imposição daquele maldito ar condicionado, que já me ocasionou várias gripes fortes, tendo numa das vezes transtornado todo o roteiro de nossas férias pelo Equador, Peru e Chile; a etapa Peru teve de ser cancelada pois eu permanecia acamada num hotel, com despesas extras com médico e remédios caros. Este seu artigo mereceria publicação nos jornais, ao menos na seção de Reclamações …”.
A professora Jenny Aisenberg escreve sobre necessaires distribuídas aos passageiros e nunca olvidadas: “Fiquei a lembrar-me das amenidades que nos eram oferecidas a bordo, como os kits (contendo pequeno tubo de creme dental + escova de dentes, máscara para dormir, meias, creme de mãos, flaconete com perfume, pente, proteção auditiva etc.) e as toalhinhas brancas, umedecidas e quentinhas, que eram distribuídas pelas atendentes antes das refeições. De bom grado eu dispensaria esses mimos em troca de um pouco mais de espaço entre as poltronas, já exíguo, hoje cada vez mais restrito”.
Maria Izabel Ramos que já viajou por todos os continentes, escreve: “Faz-me relembrar a época de ouro de nossos voos internacionais, em classes econômicas ou em outras, de 1988 a 2010, quando se viajava elegantemente de roupa social “.
O arquiteto Marcos Leite tece considerações pertinentes: “Viajei muito menos que você, mas lembro-me de uma dessas transoceânicas anos atrás, São Paulo – Rio – Lisboa, pois fui de TAP e o jantar, se não magnífico, estava absolutamente correto, o bacalhau acompanhado por meia garrafa de um honesto tinto da Bairrada. Mesmo as nossas VARIG e VASP tinham pratos apresentáveis e um serviço de bordo gentil. A sugestão de um inglês, há uns 3 ou 4 anos atrás, não foi adotada no resto do mundo, mas talvez daqui a pouco vejamos implantada por aqui: espaço em pé, como nos ônibus urbanos, para percurso com tempo inferior a uma hora. E não estranhe se te cobrarem para usar o banheiro da aeronave!”
José Monteiro é comerciante e observa fato que realmente demonstra que o passageiro é apenas um detalhe na grande engrenagem a visar ao lucro. Comenta: “Anteriormente escolhíamos o assento no avião, desde que o bilhete fosse adquirido bem antecipadamente. Hoje, as companhias, no meu caso a TAP, coloca-o no assento por elas selecionado e, se porventura você quiser alterar, tem de pagar uns bons euros. Acho um disparate”.
A frase de Magnus Bardela é curta. Revela a decadência apontada por viajantes experientes: “Voo na econômica só é aceitável com um bom sonífero”.
O compositor e regente Maury Buchala em constate ponte-aérea Paris-São Paulo escreve: “Os voos são terríveis atualmente. Sobretudo para mim, pois não tenho espaço. A comida piorou muito, graças a essas embalagens de plástico. Atualmente, até a escolha das músicas que colocam para ouvirmos, deixa muito a desejar. E quando você tem que ficar 11hs dentro de um voo, torna-se insuportável, sendo esse o meu caso com os voos periódicos para o Brasil”.
Essas observações qualificadas apenas reiteram o conteúdo do blog anterior, realçando fatos que não foram por mim citados. Entendo vergonhoso esse capitis diminutio relativo às nossas expectativas. Há termos bem mais fortes na língua portuguesa para definir essa escalada nos preços e a retirada do mínimo conforto dos passageiros que viajam na classe econômica. Aqueles 25.000 bovinos que, retidos inicialmente num de nossos portos, seguiram após, amontoados, para a Turquia, levaram-me a reflexões. Os poderosos tomarão providências? Nem pensar. Creio que o arquiteto Marcos Leite tem absoluta razão. Ainda teremos de pagar para a utilização da exígua toilette das aeronaves. Rigorosamente estamos à mercê. Nada a fazer.
This post addresses the forthcoming talks I will give on my recording experience in Europe and all the lessons drawn from that experience, which I would like to share with others.
I also publish a selection of messages received with comments on last week’s post about onboard services in economy class. I’m not the only one to notice that airlines are engaged in a race downhill when it comes to customer satisfaction.
Comentários