Imagens Ilustrando o Desenrolar das Histórias Bíblicas

Johann Kuhnau era possuidor de uma profundidade de sentimento
e, ao mesmo tempo, de uma beleza quanto ao tratamento formal,
uma graça feita de força e claridade,
que ainda hoje poderiam tornar o seu nome popular.
Romain Rolland (1866-1944)

Salientamos anteriormente a intenção de colocar à disposição pública, via YouTube, as seis “Suonatas Biblicas” de Johann Kuhnau (1660-1722), antecessor de J.S. Bach como Kapellmeister na Igreja de São Tomás, em Leipzig (vide post de 04/10/2014). O presente texto anuncia a inclusão completa da monumental obra do compositor alemão, a primeira grande criação programática composta para teclado. Kuhnau, ao ter a ideia de explorar temas do Velho Testamento, incluiu frases em italiano para determinar cada ação da história. Lembremos que a língua da península itálica era basicamente a “oficial” para determinar andamentos, dinâmica, gêneros e intenções outras referentes à escrita musical.

Se um primeiro passo para a apresentação das “Sonatas Bíblicas” fora dado em 1972 em recital que apresentei no MASP de São Paulo, com texto e imagens de slides projetados em uma tela e preparados pelo então jovem músico Rodolfo Coelho de Sousa, é certo que não repetiria a experiência, diga-se, ousada para a época, mas não a atender o sentido das Sonatas em suas implicações. Em um segundo passo, em 2007, o datashow preparado pelo ilustre musicólogo português e dileto amigo Prof. José Maria Pedrosa Cardoso teve guarida em várias cidades portuguesas em que as “Sonatas Bíblicas” foram apresentadas. As frases lá estavam, traduzidas para nossa língua mãe e o objetivo música e texto foi devidamente cumprido.

Várias foram as razões que me fizeram recorrer às ilustrações ditadas pela tradição pictórica estabelecida pelas iluminuras medievais, vitrais de capelas e catedrais e pelas pinturas da Idade Média ao romantismo. Escolhemos aquelas que melhor pudessem  exemplificar a carga emotiva de cada situação bíblica proposta por Kuhnau, geralmente com títulos das cenas indicados pelos próprios artistas.

A ausência de imagens artísticas mais recentes se deu, mercê de direitos autorais que poderiam estar inseridos. Inviabilizou-nos, pois, o emprego de magníficas telas ou gravuras bíblicas de Marc Chagall (1887-1985), como exemplo. Sob aspecto outro, inúmeras gravuras extremamente bem cuidadas e retratando “fielmente” a ação bíblica e existentes em inúmeras bíblias, livros ou folhetos cristãos, mormente publicados nos Estados Unidos, poderiam estar incluídas nessa inviabilidade graças aos possíveis direitos autorais. Diga-se, tantas dessas gravuras cairiam como uma “luva”, ilustrando frases precisas propostas por Johann Kuhnau.

Os artistas que, desde a Idade Média, souberam criar pinturas para dar um sentido às narrativas do Velho e Novo Testamentos nem sempre foram precisos ao se confrontar com a tradição judaico-cristã. São inúmeras as situações típicas de cada Testamento evidenciando interpretações análogas. Personagens com vetustas barbas e anjos em tantas outras situações possibilitam leituras diversas. Nesse sentido, buscamos sempre a intenção da frase literária a desaguar no discurso musical. Para a “Suonata Sesta”, quando da frase “pensano alle consequenze di questa morte”, fixamos a imagem do quadro de Vincent van Gogh, “Sorrowing old man” (“At Eternity’s gate”), que traduz o total desalento. Nessa sonata, a epígrafe a induzir “la sepoltura d’ Israele, ed il lamento dolorosissimo fatto da gli assistenti”, pinturas de Rembrandt (1606-1669), Nicolaes Maes (1634-1693) e Antoon van Dyck (1599-1641) induzem-nos ao sentimento da oração, essencial nessa tradição judaico-cristã. Para fugas dos inimigos de Israel  na “Suonata Prima”  e na “Suonata quinta”,  após derrotas a eles infringidas, telas representativas de batalhas  de Pandolfo Reschi (1643-1699) e Nicolas Poussin (1594-1665), respectivamente, ou mesmo iluminuras medievais da Bíblia Maciejowski ou Bíblia dos Cruzados (século XIII) e a de Étienne Harding (século XII) ilustram frases de Kuhnau nessa busca da aproximação música e imagem. Todavia, majoritariamente, as ilustrações dos renomados mestres da pintura estão acompanhadas de títulos precisos desses pintores e referentes à ação bíblica que inspiraria o compositor.

A inclusão no YouTube da integral das “Sonatas Bíblicas” de Johan Kuhnau para teclado traduz musicalmente a primeira gravação realizada ao piano da coletânea fundamental para o conhecimento de rico período da música na Alemanha. Gravei-a em 2007 na mágica capela Sint-Hilarius em Mullem, Bélgica, sob os cuidados de um dos mais destacados engenheiros de som do planeta: Johan Kennivé.

Clique para o acesso às seis “Sonatas Bíblicas” de Johann Kuhnau. Piano: J.E.M.

  1. Suonata prima – Il Combattimento trà David e Goliath
  2. Suonata seconda – Saul malinconico e trastullato per mezzo della Musica
  3. Suonata terza – Il Maritaggio di Giacomo
  4. Suonata quarta – Hiskias agonizzante e risanato
  5. Suonata quinta – Gideon Salvadore del Populo d’Israel
  6. Suonata sesta – La Tomba di Giacob

Desde os blogs iniciais (2007) devo aos diletos amigos Regina Pitta (revisão e abstracts) e Magnus Bardela (suporte técnico) a continuidade dos textos. Deles recebo parte essencial da tranquilidade, pois tenho a certeza de que não falham, mercê de qualidades intransferíveis, generosidade e paciência com o velho músico. Em 2009 conheci Elson Otake nos treinos semanais pelas redondezas de minha cidade-bairro. Maratonista ranqueado, deu-me conselhos fundamentais para o treinamento e para as corridas. Seguindo sua trajetória profissional, hoje mora em Sumaré e trabalha para importante multinacional. Não obstante o distanciamento geográfico, encontramo-nos em muitas corridas de rua. Desde 2010 Elson aconselhou-me a inserir no YouTube algumas gravações. Já são mais de 70. Após profícuo diálogo, decidimos colocar as “Sonatas Bíblicas” de Johann Kuhnau. Fiquei responsável pela escolha das imagens e Elson, pela inserção. Selecionadas as ilustrações e indicadas as cronometragens, Elson, em Sumaré, realizou o sensível trabalho da montagem e, como um artífice, esteve sempre atento. Fica neste espaço meu agradecimento aos três grandes amigos. A foto, tirada recentemente na corrida do Shopping SP Market, apresenta Elson Otake e seu amigo em plena ação.

This week’s post resumes the “Biblical Sonatas” of Johann Kuhnau. Now the complete series of sonatas (six) can be found on YouTube. Kuhnau relies on words taken from the Old Testament, summing up the stories with subtitles in Italian. My videos posted to YouTube are illustrated with works of painters from the Middle Ages to Romanticism, including the Flemish school of painting, medieval illuminations and stained glass windows. My friend Elson Otake was responsible for the video editing.