François Servenière comenta temas essenciais

O problema dos políticos é o de mudarem o Governo:
o meu é o de mudar o Estado.
Contam eles com o voto ou a revolução.
Conto eu com o curso da História
e a minha vocação e o meu esforço de estar para além dela.
Agostinho da Silva
(“Entrevista”)

Pensara inserir, no post a seguir “Ecos de Berezina”, comentários de François Servenière que enriquecem o blog mencionado. O recital do dia 28 impediu-me a inserção, fazendo-a agora. Um dos aspectos fulcrais de Berezina foi a aceitação do jovem que entra em combate que lhe é imposto. Não haveria tempo para esse soldado, tampouco maturidade para uma reflexão maior sobre o assunto. Sob outra égide, temas a envolver ideologias, sistemas de governo, dialética permanente entre pensamentos divergentes estão contidos nas reflexões de François Servenière.

“Ao reler seu post sobre Berezina e meus comentários publicados em seu blog, compreendi melhor os caminhos tortuosos do pensamento na busca do entendimento de nossa realidade. Com efeito, qual o propósito de conhecermos a história se ela não nos leva a decifrar parte do presente? Trata-se de lição que não aprendemos jamais nos bancos escolares, pois a grande maioria dos professores não nos incita à compreensão do mecanismo de recorrência da história. Sob outro aspecto, o jovem em geral não capta as mensagens ou não tem maturidade para tal; o professor sobrecarregado não estaria disposto a propor esse mecanismo da transmissão do passado ao presente pelo fato de estar preso à ideologia progressista; a criança ou o jovem, impregnado da energia vibrante que o leva a pensar que tudo sabe e que poderá mudar o mundo, estuda os eventos históricos acumulados como uma lição obrigatória de pequenas histórias que lhe são narradas.
Na realidade, essas narrativas são galhos de uma mesma árvore e nós somos os galhos novos que nascem nas alturas. O fenômeno é clássico e universal, causa sensível da incompreensão da história pelos jovens, vítimas que são da patética e ‘eterna’ incúria das elites. Estas pensam influir sobre a história, quando na realidade, por total desprezo ao passado, são como capitães de um cargueiro diante de uma grande tempestade. Na Normandia, onde vivi durante tantos anos, sempre me indagava a respeito dessa tragédia que sacrificou jovens e que fez lotar cemitérios da segunda guerra mundial. Escrevi uma Symphony for the Braves, como você bem sabe. Trata-se de uma reflexão sobre a injustiça que consiste em matar jovens inocentes incapazes de discernir os motivos de suas presenças no campo de batalha, talvez para ‘expiar’ os erros dos poderosos, protegidos em seus palácios dourados.”.

Servenière aborda a seguir aspecto fulcral que atinge parte considerável da juventude, a alienação. Há poucos meses assistimos, pelos noticiários de TV, à absoluta falta de diretriz de quantidade apreciável de jovens alienados, acampados durante meses em barracas ao lado de um Estádio de Futebol. Meses perdidos à espera de um “cantor” do hemisfério norte, igualmente quase imberbe, pois esses brasileiros vindos dos mais variados rincões tinham de se postar na arena bem em frente ao “ídolo” desafinado. Mas a afinação acurada importa?

Continua o pensador francês: “Se os jovens conhecessem a história, revoltar-se-iam contra a constância de seus ascendentes em querer sacrificá-los em combate. Contudo, paradoxo trágico de nosso tempo, as novas gerações, pacificadas pela cultura, não mais têm a força de ir à luta para defender as fronteiras, deixando as portas abertas para que invasores determinados fixem posições, acabando por reivindicar o poder pelas urnas, processo menos violento… Processos não violentos, subreptícios, que jamais vingaram, pois todo processo de invasão não desejada de um território termina em catástrofe. Em todos os lugares do mundo.

São sempre as mesmas palavras e os mesmos males face à falta de coragem dos que decidem, dirigentes fracos (escolhidos à imagem de seu povo) e animados por desejos espúrios: a reeleição, as vantagens, a corrupção embutida e seus lugares confortáveis”. Não seria esse o quadro atual de nosso país atolado num lamaçal, mercê de governos que nos levaram ao pântano neste início do século?”. Servenière continua: “Parcela do povo grita ‘vivam os dirigentes fortes!’ E assistimos às consequências: milhares e milhares de cadáveres. Os cadáveres das guerras não seriam produtos da fraqueza ou da força do poder? Complexa questão filosófica, cujo alpha não consegui desvendar, tampouco o omega. Enquanto certas ideologias ulteriores do século XX querem liberar o homem de suas correntes, inversamente cerceiam-no em processos de perda da liberdade ainda mais virulentos, sendo que, em consequência da aplicação drástica de ideologias mortíferas, criou-se a legislação a condenar os ‘crimes contra a humanidade’

A partir de frase de Georges Benjamin Clémenceau (1841-1929), Servenière aborda a seguir fato concreto que assola grande parte da juventude: “É necessário um pouco de ordem e um pouco de desordem”. Segundo o compositor e pensador francês, referindo-se a esses jovens: “revoltam-se naturalmente, a fim de fixar seus territórios, contra a autoridade do pai, contra a ordem estabelecida. Como toda geração, eles têm a flama em suas lutas pela vida, como nós a tivemos. Todavia, reproduzirão o mesmo esquema educativo e coercitivo para com seus filhos e assim perpetuam o processo… ‘Tudo deve se transformar para que nada mude’. Vocês, brasileiros, têm um pé sobre cada campo: ‘ordem e progresso’, tradicionalmente direita e esquerda… que simbolizam nossa situação corporal instalada sobre dois pés, dirigida por dois cérebros. Não empregamos em França a fórmula metafórica ‘o coração à esquerda e a carteira à direita’ para exprimir essa dualidade existente? Têm graça a política e a filosofia! Os debates não são novos e se reproduzem a cada geração desde o advento da espécie humana, e muito antes entre os animais, cujos comportamentos adotam situações de submissão e de autoridade, de luta pelo poder, mas também de sabedoria e de instinto acurado… Malgrado os grandes pensadores que se ‘debruçaram’ sobre tais questões universais, as conjunturas sucessivas não fazem mais que reproduzir aos movimentos do balanço à mercê dos eventos que se sucedem. E como o desequilíbrio permanente, à imagem das forças estelares dos Éthers de l’Infini, é característico da sociologia humana, nossas respostas sociais e políticas são sempre as mesmas, idênticas… Sucedem-se umas às outras: ‘remetamos em ordem toda essa desordem’, e após, ‘remetamos um pouco de desordem nessa ordem plena’, parecem-me os mecanismos sociais automaticamente correntes… E assim até o fim dos tempos… Nosso espírito não estaria em permanente dialética a confrontar necessidades vitais: descongestionar a ordem em nossa cabeça e em nosso corpo; posteriormente tentar restabelecer a ordem nos pensamentos e atos confusos que nos assolam? A partir dessa dualidade, aprendemos que não há nenhuma posição congelada em nossas ideias e atos, e sim situações transitórias à imagem do balanço permanente da vida e suas manifestações, como ocorre com os ciclos multiformes da natureza. Em minha obra pianística Rhythmics and Repetitives busquei ‘fundamentar’ essas ideias e propósitos.

Numa outra abordagem, verificamos ainda hoje o processo orweliano através da internet: a mensagem progressista e libertadora ‘parece’ atraente e o controle das massas, assustador. George Orwell (1903-1950) em seu romance Nineteen Eighty Four (publicado em 1949) já preconizaria que os antagonismos filosóficos estão misturados na cabeça dos humanos para fazê-los perder sua referências ancestrais, como numa sociedade imaginária onde se diz ao indivíduo: ‘A paz é a guerra’.

Diria também que, nesse processo voluntário de mentira generalizada propalada nos discursos políticos de hoje, mesmo em França, pátria da literatura, onde as palavras deveriam ter significado claro, os homens voltados públicos dizem sempre o contrário. Inclusive, podemos constatar entre os mais virtuosos entre eles, aqueles da última geração, que expõem na primeira parte de uma fala, uma ideia e, ‘logo a seguir’, se desdizem sem qualquer rubor. Prática feita para agradar a categorias de eleitores, todas as cabeças, lunáticos ou solares… A cada um a escolha. Enfim, todos acabam decepcionados, pois os polos sul e norte, até segunda ordem, não estão situados no mesmo endereço. Na realidade, a vida é feita de escolhas. Jacques-Bénigne Bossuet (1627-1704) predisse as consequências desses processos mentais deformados pela ideologia da mentira: ‘Deus ri dos homens que lamentam os efeitos, consequências das causas que eles admiram’. Não seria a mentira a ‘técnica’ absoluta empregada por políticos e empresários brasileiros, corruptos e corruptores, a fim de negarem peremptoriamente quaisquer práticas ilícitas?
Servenière finaliza: “Pensemos na complexidade das almas e dos equilíbrios humanos através das gerações, impulsionando o progresso do ideal humano: ‘Liberdade do pensamento e de expressão nas sociedades cada vez mais seguras’. Vasto programa! Esse último artefato histórico das ‘sociedades seguras’ contém o germe dos perigos de uma nova ditadura mundial, tal qual preconizada por Orwell e Aldous Leonard Huxley (1894-1963), via internet e suas derivantes… O melhor dos mundos… Não obstante, o perigo nunca está distante ‘O combate não tem fim’ é o próprio fim, apesar de que a vida não é feita que de combates… Almejamos todos a paz, no nosso de profundis, entendendo-se todas as aspirações individuais rigorosamente humanas: família, Nação, lei, amor, respeito, ordem virtude, igualdade, liberdade e fraternidade”. (tradução: J.E.M.)

Once again I publish reflections of the French composer François Servenière after reading the post “Berezina”, this time addressing issues such as weakness and corruption of decision makers, the seeds of dictatorial governments spreading around the globe, youth alienation, the dangers of ignoring the lessons of History and the links between past and present.