Duas apresentações emotivas e diferenciadas

Sob a direção segura da competente educadora, gregorianista e regente coral Idalete Giga, o Centro Ward de Lisboa desenvolve um comovente trabalho de divulgação de uma das mais importantes manifestações da música, o Canto Gregoriano, apesar de todas as dificuldades nessa atualidade voltada ao efêmero. Criado em 1988 pela notável Júlia d’Almendra, figura referencial na música portuguesa e presente em vários posts anteriores, o Centro Ward de Lisboa promove inúmeras atividades educacionais voltadas ao canto coral, mormente o sacro.

Convidado para uma palestra ilustrada em torno de Claude Debussy (dia 15), foi com imensa alegria e emoção que adentrei as dependências do Centro. Aguardava-me um velho conhecido, o piano de armário de Júlia d’Almendra, de cor preta e da marca berlinense Weber. Nele, durante dez anos, sempre que vinha a Portugal para recitais (1982-1991) estudava minhas horas necessárias, abrigado que era na morada da saudosa e ilustre amiga. Debussysta respeitada, é autora de livro fundamental publicado em França em 1948 – “Les Modes Grégoriens dans l’oeuvre de Claude Debussy” -, uma profunda investigação sobre a origem de modos gregorianos na obra do mestre francês. Mantivemos, durante as visitas anuais a Portugal, extraordinários diálogos sobre processos composicionais debussynianos. Como comentei em posts precedentes, Júlia escreveu o prefácio de meu livro “O Som Pianístico de Claude Debussy” (1982) e acompanhava-me quando de meus recitais pelas terras lusíadas. Minha gratidão é eterna à diletíssima amiga.

Não esperava emoção tão intensa. Após a palestra, interpretei algumas obras importantes de Debussy que se relacionavam ao tema proposto, à qualidade do som e à busca empreendida pelo compositor direcionada a uma nova “química harmônica” a partir de “Reflets dans l’eau”, peça que apresentei. À medida que interpretava, um turbilhão de recordações não podia deixar de afluir. Lembro-me de que minhas turnês davam-se durante o inverno e inúmeras vezes estudava de madrugada no piano de Júlia. Como o instrumento não possuía o pedal que aciona o feltro para atenuar sensivelmente o som, colocava meu cachecol sobre os martelos, de tal maneira que o piano se tornava completamente mudo e, assim, podia varar a madrugada. Estou a me lembrar que, em determinado ano, apresentei em uma semana quatro recitais diferentes na cidade de Lisboa. Arroubos da juventude da idade madura.

No dia 16 fui entrevistado pelo excelente Paulo Guerra da RTP para consagrado programa da Antena 2. Discorremos sobre Debussy e a efeméride do centenário, assim como a respeito do grande, pianista, compositor e professor português, José Vianna da Motta (1868-1948). Esteve no Brasil várias vezes entre 1896 a 1926 e privou da amizade de Henrique Oswald, Alberto Nepomuceno e de outros músicos pátrios. Brevemente escreverei post sobre o extraordinário músico. Idalete Giga acompanhou-me, tecendo comentários sobre sua mestra Júlia d’Almendra e o envolvimento pleno com a obra de Debussy a partir da modalidade. A gravação da longa entrevista foi compartimentada em dois programas apresentados nos dias 17 e 18. Com ampla divulgação recebi inúmeras mensagens de ouvintes que tiveram acesso ao programa transmitido durante as manhãs pelo território português.

Dei uma palestra no dia 17 na Academia Senior da Cruz Vermelha da Parede. O tema versou sobre o intérprete na era da internet, da imagem e da mídia comprometida por tantos fatores estranhos. Convidado pelo ilustre professor José Maria Pedrosa Cardoso houve a possibilidade de considerarmos a influência dos processos mediáticos junto ao intérprete. A recepção foi muito atenta.

Como sempre, o blog entra aos sábados, cinco minutos após a meia-noite. Mercê dessa circunstância, comentarei a apresentação no Museu Nacional da Música, que se dará neste dia 19, no próximo blog. Iniciarei o recital com uma homenagem do compositor e pensador francês François Servenière ao seu insigne conterrâneo. A seguir tocarei unicamente criações de Debussy. Fotos da turnê ilustrarão o post.